quarta-feira, 21 de maio de 2008

Polícia Federal se preparando para caçar os Legenders Brasileiros!


Será que essa é a solução mais apropriada? Related Posts with Thumbnails

André Luiz de Mello Pereira


Já é de conhecimento geral de que ser um nerd sem TV a cabo no Brasil é uma roubada. Por um tempo essa foi a minha realidade. A quantidade de gente que sempre teve interesse em acompanhar suas séries preferidas e não podia, pois estava, e em sua maioria ainda está, sem TV por assinatura sempre foi grande. A internet, com o passar do tempo, veio pra criar uma possibilidade à essas pessoas de poderem se divertir, se emocionar e se surpreender com séries, em sua maioria estadunidenses.

Como estamos num país onde a língua inglesa não é de domínio de todos, os legenders, pessoas que em sua grande maioria fazem legendas para episódios dessas séries sem nenhum tipo de lucro, visando apenas se divertir, acabaram surgindo. Muitas vezes as legendas feitas para episódios que saíram há poucas horas têm um nível que muitas vezes é superior ao de algumas emissoras, que transmitem os episódios de maneira “legal”.

No ano passado, sites que se dedicavam à prática foram devidamente fechados, devido a denúncias, que na época diziam ter saído da Sony Entertainment Television, o que logo após foi negado. A Polícia Federal e a ADEPI(Associação de Defesa da Propriedade Intelectual) conseguiram limar alguns sites que tinham um grande número de acessos, em busca das legendas de seriados como Lost.

Meses se passaram, a poeira baixou e a prática não cessou. Eis que a jornalista Mônica Bergamo da Folha de S. Paulo informa que a Polícia Federal estaria mapeando e preparando, novamente, uma blitz em vários sites de legendagem da internet.

Nós aqui do Judão somos contra a pirataria de todas as formas possíveis, mas na minha opinião tal atitude não vai acabar de maneira alguma com as legendas de episódios na internet. Se eles derrubarem 10 sites, surgem 30 dois dias depois, e “honrando” os que caíram.

Claro que os direitos dos estúdios, que investem na produção e pra trazer os seriados pro Brasil devem ser preservados, mas esse tipo de atitude não vai surtir efeito. Querem acabar de verdade com os problemas de legenders? Não esperem 6 meses pra estrear uma temporada no Brasil. Deixem na mão de profissionais qualificados as legendas de tais episódios, pra não sair traduções grotescas.

Com certeza não vai ser uma blitz em sites de legenders que vai fazer a pirataria no Brasil acabar. Se alguém acredita nisso, tem mais é que acordar e encarar a realidade. A legenda é o menor dos problemas, e atacar por esse ângulo não vai adiantar em nada.

Agora só resta saber se tal blitz vai acontecer, agora que a notícia já se espalhou. Qualquer novidade nós contamos tudo pra vocês.

Related Posts with Thumbnails

Comentários
Já são 42 sobre esse post -- até agora

  Mobius Zero

Eh verdade o q vc falou André naum adianta tentar acabar c eles pq sempre surgirão outros e em dobro. Eh como as celulas terroristas se vc destroi uma entaum surge mais uma no lugar e assim vai. Eh o famoso ciclo vicioso.

A PF soh vai usar isso pra mostrar serviço. Tah fecha uns sites em um dia e 24 hrs depois BOOM!!! 30 novos saum abertos.

Realmente estreia de novas temporadas tem q ser em menos tempo tipo 1 mês pelo menos eh a minha sugestão pros estudios se eles naum quiserem ficar rotulados de “inimigos dos telespectadores”.

21 de maio de 2008 às 1h39
  Ésquilo

Na austrália o próprio governo defende os direitos dos cidadãos de piratear tudo que não possuir ampla distribuição no país.

Essa é a diferença entre um governo decente e um governo pau-mandado, acho…

21 de maio de 2008 às 2h03
  Pott

Esqueceu também de mencionar outros fatores que levam os fãs a recorrerem à internet para assistir seriados: emissoras que decidem dublar tudo sem critério algum, propagandas que mostram spoilers de fim de temporada, breaks demais e comerciais repetitivos a esmo e/ou sem identificação nenhuma com o público que assiste (quem aí tmb ficava de saco cheio com um monte de comerciais de perfume frances nos breaks de Lost?) etc.

21 de maio de 2008 às 2h59
  V

Perda de tempo total. Alguém avisa aos responsáveis dessa babaquice que isso não vai adiantar nada.
É a mesma coisa que proibir lei da gravidade, é impossível.
Esse povo deveria é caçar bandido de verdade.

21 de maio de 2008 às 5h09
  R0cc0

@Pott

Boua, outro lance que me incomoda pacas é a flexibilidade no horário, nem todos conseguem acompanhar no dia a série e algumas vezes o horário muda sem aviso prévio, ou simplesmente colocam um outro programa no lugar e ponto final. Quando seguirá a série? Só Deus sabe…

Ótimo texto ODA!!!

Abraços

21 de maio de 2008 às 8h37
  www.viniciusparaiba.com.br

Corrijam-me se eu estiver errado…
O que é proibido é o lucro sem autorização do autor… ou seja, copiar um cd e vender por exemplo. Copias para uso próprio ou para dar de presente é legal.

Qual a lei que proíbe uma pessoa de traduzir um episódio?

21 de maio de 2008 às 9h04
  Vinny

Cópias para uso próprio são o que a Lei chama de Uso Justo (Fair Use em inglês). Cópias para dar de presente é pirataria, sem dó nem piedade, seguindo a letra da Lei.

E a Lei que proibe uma pessoa de traduzir um episódio é a Lei de Direitos Autorais, já que trata-se da propriedade intelectual da emissora.

E antes que venham me apedrejar: eu só estou relatando como é a lei. Se ela é justa ou não, são outros 500. Mesmo porque eu baixo legenda direto, meu inglês é bom mas ainda não o suficiente para dispensá-las…

21 de maio de 2008 às 9h35
  Antonio

Uma questão meramente politica…

21 de maio de 2008 às 9h38
  SPL

Isso é inveja, pois o trabalho de legendas é muito bom!

21 de maio de 2008 às 9h47
  grilo

Não adianta! Nada adianta.

Mesmo se uma série passasse no Brasil uma semana depois dos EUA, eu iria baixar pra poder ver a hora que eu bem entendesse, rever, voltar, ver em câmera lenta e o diabo!

Não tem como competir com isso!

21 de maio de 2008 às 9h52
  Thomas

Na internet nada acaba, apenas muda de lugar.

Só espero que isso acontece depois do final do Lost.

21 de maio de 2008 às 9h53
  Guillermo

E com relação aos sites no exterior?

21 de maio de 2008 às 9h56
  Marcus Roberto

Parabéns à PF! O Brasil não tem nada mais importante para ser cuidado mesmo, então voltem as atenções às legendas que ajudam a entreter e divertir uma parcela da população.

Tráfico de drogas? Meninos de rua? Delinqüentes? Ah, pára… isso é menos importante do que algumas legendas na internet.

É por isso que digo: ODEIO O BRASIL!

21 de maio de 2008 às 9h58
  Psycobeto

Acho que o problema é a pressão que os peixes graúdos fazem sobre a Polícia, por isso que acontece essas operações.. Para mostrar serviço apenas.. @_@

21 de maio de 2008 às 10h06
  Colubas

Pra mim, essa é uma atitude descabida, pq as legendas só existem pq os filmes ou séries estão na net pra serem baixadas livremente.
Pq não irem direto às fontes? Proibir aquelas cams dentro de cinemas, ir atrás daqueles que disponibilizam o material na internet….
Com certeza, através de atitudes como estas, os sites de legendas irão naturalmente cair.
E, pra completar, bem que essas empresas de legendas poderiam contratar os legenders pra trabalharem pra eles, uma vez que o trabalho é muito bem feito e pra executá-los tem que ter um saco de aço(o.O)!
E tenho dito!! =D

21 de maio de 2008 às 10h08
  Jons

cara, isso é ridiculo.

21 de maio de 2008 às 10h13
  Frank 4 Fingers

Bando de FDP que não tem o que fazer. Vão caçar político corrupto que arrombam os cobres do governo e nós pagamos. Tão querendo mostrar serviço. Mas sabemos que não adianta pois já fecharam um site de legendas no passado e surgiu outro 10 vezes melhor. E assim vai acontecer sucessivamente.

Como já citado, a Austrália é um ótimo exemplo que deveriam seguir. Inclusive o Nintendo Wii, lá, pode ser desbloqueado com chips sem problemas. Por isso a Nintendo até hoje não inventou um “banimento”, pois lá isso é legal.

21 de maio de 2008 às 10h13
  Frank 4 Fingers

*cobres=cofres

21 de maio de 2008 às 10h14
  www.viniciusparaiba.com.br

Concordo com o Grilo… eu puxo o episódio pra poder assistir na hora que eu quiser, quando eu estiver livre para assistir… e não no horário que a TV manda

21 de maio de 2008 às 10h20
  Coei

o nosso governo n eh pau mandado como disseram n
ele ta interessado eh nos impostos q ele perde com a pirataria

21 de maio de 2008 às 11h05
  Claudio

Sem contar que esse não é o caso. Legendar é crime?!

21 de maio de 2008 às 11h13
  Alex

Bom, com certeza a ação é totalmente ineficiente, não vai ter nenhum efeito.
Porém até a PF deve ficar puta de fazer esse serviço, justamente por ser ineficiente e por, de fato, ser algo menos grave.
Mas, se tá na lei que é proibido AND alguém fez uma denùncia, eles são obrigados a irem atrás, como faz parte de suas funções que eles tem que cumprir, como visível que tem feito bastante.
O que tem que ser revisto na legislação e proposto para as emissoras é a revisão dessas normas legais e de exibição.

Mas é aí que se vê o brasileiro e sua mentalidade provinciana: tudo o que é de fora é ótimo e o Brasil é uma merda.

Virem os canhões para o lado que devem, para a legislação, para as emissoras, preocupadas em rachar o cu de grana…e se insatisfeito, vão pro exterior mesmo, afinal lá é o paraíso, não tem xenofobia, bomba, conflito, etc.

21 de maio de 2008 às 11h20
  bublebee

A policia fedreal deveria se reocupar é com os ladrões engravatados e com as drogas que entram e saem do pais livrimente, isso é palhaçada já que nenhuma distribuidora está reclamando disso (pelo menos ninguem viu isso em publico, eles querem acabar com a pirataria? façam uma reunião com os orgãos de tv e cinatograficos e discultam em colocar as series de TV paralelo com a exibição nos EUA, abaixem o preço do cinema, abaixem o preço dos DVDs e dos CDs, tem tanta coisa que eles podem fazer pra solucionar o problema, eu baixo filmes, baixo legendas e vou continuar fazendo até que tenha uma opção melhor, faço isso pra meu consumo e pago 160 reais por uma internet fudida de 1 Mega, ou seja, tô pagando pra baixar meus filmes, meus mp3 e minhas legendas.

21 de maio de 2008 às 11h31
  Lucas Schmidt

Eu acho que você falou uma grande besteira. Primeiro, legenda é um fator muito importante na pirataria, em relação a filmes e seriados. Se não houver legendas disponiveis na Internet, ninguém poderá vender o filme ou seriado antes do seu lançamento em DVD no BR. O único jeito seria contratando alguém para legendar.

Agora vamos analisar a ação da PF. Se essa ação, tirasse todas legendas em BR da Internet, seria excelente, mas não, apenas irá fechar 1 ou outro site, o compartilhamento de legendas NUNCA será bloqueado. É impóssivel, o único jeito seria instalar programar nos computadores das pessoas e ver quem manipula com arquivos srt, sub etc, já que a legenda pode estar disponivel na internet em QUALQUER REDE (emule, torrent, http) e em QUALQUER FORMATO (txt, sub, html, zipado, com formato “FAKE”,). Na boa, essa ação da PF, se realmente existir, é mais uma ação para desviar dinheiro público e tapar buraco.

Mas vou repetir, a legenda é um fator ESSENCIAL, se não existisse legendas, ninguém poderia vender filmes e seriados antes do lançamento em DVD no BR. Mas pelo menos a bilheteria não seria prejudicada. Mas como falei, é impossivel acabar com as legendas.

21 de maio de 2008 às 12h10
  Lucas Sais

Trafico de drogas, politicos corruptos e legendas segundo a lei é crime. Então a PF deve sim coibir todas essas praticas eh a função dela. Porem essa medida não vai coibir novos sites… o problema é de base…. falta de acesso da população a tv paga… e recorrem a internet…

21 de maio de 2008 às 12h16
  Jackson

Acho que deveriam se preocupar com a VENDA pirata, não com as legendas. Ainda mais na Internet, onde é impossível policiar. Quem não vê direto dvd’s piratas sendo vendidos? Aqui em Curitiba é o que mais tem nos terminais. Se contra isso, que é tão fácil de pegar no flagra, não é feito nada, imagine tentar controlar a Internet.

21 de maio de 2008 às 12h37
  Netto (spoilerento)

vou meio que comentar tudo o que foi dito até agora…


bem.. nao adianta fazer blitz na galera porque nao aparecer mais? vai.. so que a galera vai ficar mais na miuda… nao serao tanto que farao isso… e outros irão até fechar com medo da PF fazer algo.

é o caso do standcenter… fechou… fechou promocenter… tentaram abrir outro na paulista e fechou… e ta tudo fecado até agora…

hj em dia, algumas series saem por aqui 2 semanas depois de lá… … big bang é assim.. .. e DA MUITO CERTO!!…

referente agora a flexibilidade… bem.. se rolasse um esquema tipo TiVO, que vc grava o que vc quer ver, pra assistir quando puder… seria muito bom tb… (se fosse de dominio publico)

… sobre a demora pra aparecer series por aqui.. bem.. existem leis que forçam a ter comercias, ou uma certa porcentagem de programas de origem nacional (lei de incentivo a cultura, por exemplo)… com isso a grade de um canal, nao comprta todo tipo de serie… mas mesmo uma serie nao passando por aqui, o direito de exibiçao ainda existe, e tb os direitos autorais… … vcs nao gostariam q um puta trampo que vcs fazem, seja dado de graça… que retorno vc teria?

vinicius… nao é so o lucro com a pirataria que é considerado “fora da lei”, mas sim, qualquer coisa q infrinja os direitos autorais… ou seja… BAIXAR SERIES OU FILMES OU LIVROS OU QUADRIHOS, tanto pra quem disponibiliza quanto pra que tem isso no pc.. É CONSIDERADO pirataria…..

O PSUCOBETO TA CERTO.. o lance é a pressao que a puliça tem, dos graúdos…

coei tb ta certo.. afinal.. quando vc baixa… vc nao pagga imposto..

21 de maio de 2008 às 12h49
  Algures

Dois bons exemplos são as séries The 4400 e Heroes (as únicas que acompanhava)

“um amigo” baixava os episódios da net das duas séries. Quando eu comprei os BOX de dvds (no caso do the 4400, da 1ª, 2ª e 3ª temporadas e Heroes da 1ª temporada), notei que as legendas feitas por “profissionais” eram pífias e horrendas, se comparadas às dos legenders.

Além disso, fechar os sites não é a solução uma vez que não se pode policiar a internet; estamos vivendo um momento típico de transição onde ocorre uma mudança drástica nos valores de uma sociedade; de um lado, aqueles que sempre lucraram com o método antigo e que não querem perder dinheiro, e de outro uma nova geração que mostra que o velho método está caindo por Terra. Esse tipo de situação relacionada a donwloads ilegais só vai piorar, não há como filtrar esse tipo de coisa, e condenar gente que faz isso sem obter lucro algum é a mesma coisa que (na minha época) condenar alguém que gravava uma fita com músicas da rádio pra um amigo escutar.

O problema é justamente as pessoas não perceberem que não há mais volta; pra resolver esa questão, será necessária uma mudança radical no pensamento das pessoas e das indústrias de entretenimento, em estratégias voltadas diretamente para o público “internético” e para esse meio propriamente dito.

É impossível impedir um scan de história em quadrinhos, por exemplo. Então, porque não “legalizar”? porque não tornar legais os conteúdos que (por exemplo) não tenham os anúncios editados (a principal preocupação dos estúdios, já que são os anunciantes que pagam pelo produto)?

Claro que cada mídia (TV, cinema, COmics) necessita pensar em suas próprias estratégias pois são atingidas de formas diferentes pela questão, mas ao invés de lutar contra uma maré que só virá cada vez mais forte, as indústriasas do entretenimento deveriam bolar estratégias para usar isso ao seu favor.

21 de maio de 2008 às 13h23
  Die!go

não tira mais a propagandas dos arquivos para download. kkkkk

21 de maio de 2008 às 13h28
  Setzer

Só uma dúvida. Se é proibido traduzir alguma coisa que tenha direitos autorais, a polícia vai se preocupar em “caçar” os sites com letras traduzidas de música, por exemplo?
É uma palhaçada… Prender político corrupto que é bom, nada!

21 de maio de 2008 às 13h37
  Ricardo

Atrapalhar é fato que vai. Muita gente só conhece um site de legendas e, com ele acabando, ferrou-se tudo. Mas tem outros que sabem procurar e blábláblá…

O ideal é que os sites de legenda estejam hospedados fora do Brasil! =)

21 de maio de 2008 às 13h54
  Ricardo

Eu dei uma lida em uns posts aqui, vir dizer que um dos motivos de baixar séries é porque “os comerciais de perfumes no intervalo de Lost enxiam o saco” é palhaçada -.-

21 de maio de 2008 às 13h57
  Raul Bernardelli

A polícia não pode ser proibida de combater crimes menores só por que tem coisa mais grave por aí.
Legenda é pirataria, pronto e cabou. Não tem o que discutir.
É um erro, pequeno, mas é. Eu mesmo, assumo, cometo. Mas entre ser um erro pequeno e agir como se não fosse um erro, é hipocrisia.

21 de maio de 2008 às 14h13
  neandertal

@ Netto

cara, concordo com o que foi dito mas, sinceramente….se alguém realmente quiser cessar com os downloads de séries e afins, com a velocidade que as coisas caem na rede…só mesmo acabando com a internet!!(ou seja, impossível!!!)…é igual vírus de computador….não tem como criar um anti-vírus definitivo, entende?…sempre vão haver vírus novos, assim como sempre vão descobrir um meio mais rápido,de difícil controle, de jogar tudo na rede no dia seguinte…ah, e parabéns pelo ótimo texto oda!

21 de maio de 2008 às 14h14
  Rodz

“O” site de legendas, o Legendas.tv, é hospedado fora do Brasil. Eles aprenderam direitinho com o que aconteceu ao antigo legendaz (que era hospedado no Brasil e se ferrou). E aí, nossa querida PF não pode fazer nada contra eles.

E, como acontece com tudo na Internet, mata um e aparecem mais 20.

21 de maio de 2008 às 14h39
  João Tripé

pior q isso
soh a hipocrisia do judão dizendo q são contra blá blá blá, mas no dia seguinte os resumos tão sempre ai…
Viagens pra Argentina, sei, essa nem com 5 anos eu acreditaria ¬¬

21 de maio de 2008 às 15h20
  www.viniciusparaiba.com.br

@Rodz

Interessante… não sabia disso!
AH! Se o legendas.tv não vai sair do ar… então não precisamos nos preocupar com mais nada
uAHeuAHehAUEuhae
Chega de discussão xD

21 de maio de 2008 às 16h05
  KGBEER

Estou vendo que meus impostos estão sendo muito bem empregados vlw PF…

21 de maio de 2008 às 16h20
  KGBEER

hahhhahah faltou ser mais explicito na ironia na frase anterior hahahhaah

21 de maio de 2008 às 16h21
  Daniel Kejo

quer saber a minha opiniao?

demitam esses retardados que trabalham nas grandes emissoras e contratem o pessoal do brejereba e do brazil series

mto mais competencia e rapidez

by the way, se nao tao ganhando dinheiro com propriedade intelectual alheia, nao é crime.
justiça? manda prender o lula!

21 de maio de 2008 às 21h38
  bjoe

Pq a legenda fere o direito intelectual e o site globo.com que coloca spoiles na primeira página não fere ?
Além disso o series e etc (tb da globo) faz uma descrição detalhada dos episódios de Lost…

21 de maio de 2008 às 23h12
  Raul Bernardelli

Só pra constar, o Legendas.tv tá hospedado nos US and A.

23 de maio de 2008 às 13h24
Deixe o seu comentário!
Mas, por favor, que seja útil! =D

ANTES DE POSTAR, LEIA COM ATENÇÃO!
Comentários que contenham palavrões gratuitos ou desnecessários, ofensas, textos totalmente em caixa-alta, miguxês e/ou comentários que não tenham relação com o assunto tratado no post (off-topic) podem ser deletados sem nenhum aviso e o autor proibido de postar outros comentários. Bom-senso e educação às vezes fazem bem.

Lembre-se: este não é um espaço democrático, com liberdade total de expressão. É apenas um espaço para que se discuta sobre o assunto tratado no post -- não sobre o site em geral, quem, onde, quando, por que escreveu e etcetera. Quer falar alguma outra coisa, tem alguma dúvida? Leia o nosso FAQ ou mande um e-mail e não atrapalhe a galera! =]

Os campos com * são obrigatórios, mas seu e-mail não será mostrado, pode ficar tranqüilo.

Se quiser um avatar, click aqui!

Nome
*

E-Mail
*

Site, blog, whatever

Comentário

Televisão Judão BLOGS! Cinema FAQ Livros & HQs Tchananã Games

E-Mail Publicidade Quem somos