sexta-feira, 29 de agosto de 2008 | Atualizado em 30.08.08 às 22h12

Quadrinistas falam sobre o “Superman Dark” que a Warner planeja para os cinemas


A maioria não gostou…

Renan Martins Frade
JUDAO.com.br

A Warner quer dar um reboot na franquia do Superman e, quem sabe, fazer um filme mais dark do Azulão, focando no sucesso obtido por Batman – O Cavaleiro das Trevas. Assim, o pessoal da MTV, mais especificamente do blog Splash Page, pegou o telefone e foi atrás de vários quadrinistas de sucesso para fazer a seguinte pergunta: “e aí, o que acha da idéia de termos um filme dark do Escoteiro?”.

“O quanto isto é estúpido!?”, disse Christopher Golden, roteirista de Hellboy e Buffy, que usou o exemplo do filme do Homem de Ferro pra dizer que pouco importa o tom do filme, mas sim entender a mecânica do personagem e retratá-la bem no cinema. Já Kevin Smith (preciso falar quem é Kevin Smith?), disse que “devemos manter sempre o Superman bem diferente do Batman” e que “Superman é sobre a esperança das pessoas , o bom das pessoas”.

Jeph Loeb, que teve a oportunidade de lidar com a dualidade de Batman e Superman em um gibi mensal estrelado pelos dois personagens, tem uma opinião parecida com a de Smith. “Superman, o personagem, inspira esperança, ao contrário do Batman, que inspira o medo”. Loeb, aliás, não perdeu a oportunidade de vender o próprio trabalho, dizendo que Superman: As Quatros Estações era a abordagem perfeita para o filme do herói. E, quer saber? Ele está certo.

Quem, de alguma forma, concorda com a nova abordagem da Warner é Steven T. Seagle, autor de “It’s a Bird…”. O roteirista acredita que o Superman é, de alguma forma, negro, já que a briga entre vilões e heróis possui esse tom.

Para fechar a lista, Mark Waid, que trabalhou como roteirista de vários personagens da DC, incluindo o próprio Azulão, concorda com alguns pontos da nova idéia. Pra ele, o personagem pode continuar bom, mas nada impede da história ser mais negra. “O que faz o Superman difícil de escrever no século XXI é que ele é um ser da esperança e ele vive em um mundo mais claro, mais otimista, do que o do Batman”, explica.

Até que Mark Waid não está errado. Podemos ter um filme com um vilão bem obscuro, com atitudes pesadas, mas o Superman deve continuar sendo uma espécie de luz, de esperança para os personagens da história e para os espectadores, mas isso acaba aliviando o tom do longa-metragem. A única forma de fazer um filme com um final mais negro é matando o Superman. Algo que, no final das contas, não seria má idéia para uma continuação, mas péssima para um reboot.

E você, o que acha? =D

Comentários
Já são 35 sobre esse post -- até agora

  Bart 182

Yo Renan!

Eu concordo com o Reboot, com a saída de Bryan Singer e da Kate Bosworth. Concordo em parte com o Dark, pq ele não é Dark. Éle é a esperança da humanidade não?
Eles tem que ter cuidado com a onda do batman, pq agora todos heróis tem que ser bad-asses?

Superman Reborn sim. Dark… num concordo não..

só queria que com essa zona toda o Brandon Routh continuasse. Depois dos boatos do Superman pra Liga, fiquei assustado, entao, que mantenham ele ao menos…. =)

29 de agosto de 2008 às 22h36
  Vitor

“…pouco importa o tom do filme, mas sim entender a mecânica do personagem e retratá-la bem no cinema.”

’nuff said.

29 de agosto de 2008 às 22h40
  master spider

já eu não quero q o brandon routh continuasse não , sei q ele estaria perfeito neste filme , já q é o começo do superman , então ele estaria mais novo , mais prefiro outro kra q continue em outros dois filmes do superman (sim , já estou pensando nas continuações , hje em dia é quase impossível não pensar nisso.

e sobro o “dark” acho totalmente ridículo , quano acho q a warner está entrando nos echos , eles me veêm com esse comentário ridículo , só pq o novo batman está fazendo dinheiro pra carái , não quer dizer q esse estilo dark em outros heróis da casa , vai fazer o sucesso obtido pelo cavaleiro das trevas(a warner viajou legal)e q nem se encachará em todos os heróis da casa , pois não consigo imafinar um lanterna verde dark , um shazan dark , um Homem borracha dark , um jovens titãs dark , e muito menos um flash dark.

acorda warner !!!!!!!!

29 de agosto de 2008 às 22h58
  Ésquilo

Superman dark, huehuehue, essa é boa.

Superman dark = batman light do joel schumacher.

29 de agosto de 2008 às 22h59
  Damppiro

Eu gostei da idéia de criar uma clima sombrio, usando um inimigo totalmente dark e insano e o super como esperaça…
Podia rolar um Darkside sem escrúpulos, um Super contra ele… um segundo filme com o Super sob o comando do Darkside…. e recuperando a consciência no final… E um terceiro com o Super indo atrás Darkside pra tirar satisfações… algo como na série animada, quando o Super vai atrás do Darkside para humilhá-lo também…

29 de agosto de 2008 às 23h01
  FiliPêra

Contratem Grant Morrison. Ele é o responsável pela única série do Superman que Eu achei realmente fodástica: Grandes Astros!

29 de agosto de 2008 às 23h07
  Momiji

batman é batman, superman é superman…… superman tem seu drama, mas o clima dark não pode ser dominante na obra…

29 de agosto de 2008 às 23h11
  Alberto

Acho q a espectativa não é colocar um filme sombrio mas sim colocar o superhomem no lugar dele com contexto pra mais filmes
e um roteiro q seja mais forte como historias intensas. Mostrando fraquezas e a luz q é o homem de ferro.
Isso sim seria interessante

29 de agosto de 2008 às 23h16
  Jik

Eu sempre achei que um filme do Superman deveria ter um conflito mais interno. Tipo, o Super fazendo de tudo para salvar o mundo, salvar as pessoas, mas elas mesmas sempre em guerra, matando umas às outras. Ele querendo mostrar uma tecnologia avançadíssima para o bem do planeta, mas com receio do mal uso que se poderia fazer dela. Querendo simbolizar a justiça, a paz e a liberdade, mas tendo que encarar as mazelas que o país dele provoca no resto do mundo. Nesse contexto cabe um vilão como Lex Luthor, alguém que o Superman pode destruir em um instante, mas que os princípios que ele quer representar, que ele quer fazer com que as pessoas acreditem, não permitam. Acho que esse seria o tom do Superman mais próximo da realidade.

29 de agosto de 2008 às 23h42
  nemorendil

@master spider
Um lanterna dark? Já leu o crepúsculo esmeralda? O flash? E todo o final da fase do Barry? O shazam? Bem, você provavelmente deve estar falando do capitão marvel, pois o veião era um dos personagens mais obscuros da DC (e chatos, but…). E mesmo o Billy, quando ele vira o mago da pedra, ou na graphic O Reino do Amanhã, até o Adão Negro fica com medo :P

Acho que tudo é possível. Se bem trabalhado. Na própria mini As Quatro Estações, citada. Em uma das histórias, ela aborda a dualidade lex/super. Acho que seria bem legal isso no cinema: um filme centrado não na ação da coisa, e sim na personalidade dos dois. Não ficaria “colorido”, e não perderia nada do personagem, aquele ideal de justiça etc.

30 de agosto de 2008 às 0h07
  Edu

O roteirista acredita que o Superman é, de alguma forma, negro,

O Superman é negro! podia jurar que ele era branco. XD

30 de agosto de 2008 às 0h17
  Isaac

A matéria é sobre o Superman né???

Podiam contar a historia da morte do superman, com um Apocalipse bem bacana, a Fogo bem gostosa e tals… E depois lançarem o retorno do Superman, com os 4 supers. Aí sim podia dar-se um clima dark. O retorno, eu achei, ficou com esse clima. E daria um bom gancho pra contar a historia do Lanterna, da destruição daquela cidade que eu esqueci o nome e montar assim o universo da DC nos cinemas….

30 de agosto de 2008 às 1h19
  CV

@Renan

Sobre seu ultimo comentário: o problema é q vai ser um reboot… Creio q se o próximo filme fosse baseado na morte do Superman nos quadrinhos , com Apocalypse e tudo , iria DESTRUIR … Problema é q teria a Liga da Justiça no meio ( pra quem não leu, ela tenta ajudar o Super durante o ataque do Apocalypse ) e dai acho q ficaria complicado … =/

Mas eu gostaria de ver um filme com o Apocalypse … Seria dark o suficiente … =]

30 de agosto de 2008 às 2h07
  rodrigo arantes

num gosto dessa historia de dark nao…
acho que o superman eh um icone de salvaçao, utiliza seus poderes sempre para fazer o bem…o que o deixa ate vulneravel o que eh muito legal tbm um superhomem ter um lado sentimental humano…
Esse povo ta querendo fazer dinheiro, pq eles nao lançam logo wolverine, que esse sim tem tudo haver com dark, otimo personagem para pegar embalo no batman…

30 de agosto de 2008 às 2h51
  Luis Fernando

Dark light naum importa, o q importa é q tem q ter porrada, combayes poderosos, porque ninguem quer ver o super apanhando dos capagas do lex lutor e só.

30 de agosto de 2008 às 9h14
  Rafael

Se reboota ou não eu não sei… rebutaram o Huck e ficou aquilo… tipo… vamos ver mais um filme do Huck… tipo sem novidades é só mais um resurgimento… enfim…
Quando ao dark ou não… sei lá tb… só quei que o Superman é imortal tá ligado… tipo a esperança não morre… e otra… ele tem que tá bem pra estrelar na liga da justiça…
Acho que personagem tem personalidade… e é isso que nos faz acreditar… quando o personagem é daquele jeito e vc vê isso nas ações dele… quere que eles sejam o que são…

30 de agosto de 2008 às 11h11
  ealdorman

Cara,isso já virou chavão,vc cria o filme inicial como uma introdução ao personagem(o que acaba muitas vezes garantindo uma adaptação porca),então depois vc cria uma continuação e tem que mostrar o quanto o personagem é dual,mostra o lado Dark dele.Agora,isso faz sentido quando se trata do personagem de Bob Kane,mas o Superman?WTF!??!?
Ele nem humano é…(como sou insensível u.u)

30 de agosto de 2008 às 13h02
  ealdorman

Tomara que não seja o início de uma “Era Joel Schumacer” para o Superman…

30 de agosto de 2008 às 13h06
  Hilter

A idéia funcionaria tipo, o clima do filme sendo mais pesado e escuro e o Super(sem ter sua personalidade mudada)sendo o contra ponto, sendo a luz do filme!! Me pergunto, será que mesmo depois de toda manifestação da galera em prol da permanência do Brandon Routh como o azulão, os caras da WB serão burros pra tirá-lo da franquia????

30 de agosto de 2008 às 21h52
  Jackson

Essa galera nao entendeu nada… não é o Superman que vai ser dark ou badass, e sim o filme. A idéia é mostar um mundo mais sério e sombrio (como é o NOSSO hoje) e colocar um “herói à moda antiga” pra reagir dentro dele. Como agiria o símbolo da esperança num mundo sem esperança alguma? Isso seria foda. Guardadas as proporções, é o que eu espero também de outro filme: Capitão América.

30 de agosto de 2008 às 21h53
  Marcello

Mew, oq faz o Super tão fodão0 é o fato d ele ser tão “by the book”, tão escoteiro, tão bonznho… ele precisa se assim, pq com os poderes dele ele podia arrebenta qualquer um, usa um aparelho q nem o Batman usa no segundo filme, pra ouvi a ligação d tdo mundo, só q com o próprio ouvido! O super É o mais poderoso d tdos, e por isso é oq mais tem q se controla… otra coisa, o fato do super se assim q torna o Batman o Yang do Yin dle, e faz dles os Melhores do Mundo… Só mais uma observação… sera q nunka ngm penso em faze uma animação, ao estilo de Batman The dark Knight ow Superman Doomsday, só q do Reino do Amanha?! Ia fika mmmmmtu bom… e podia usa cmo teste pra ve oq o povão axaria d um Super mais dark!

31 de agosto de 2008 às 9h36
  spidey

na minha opinião o melhor super q eu já vi nos quadrinhos foi o do futuro alternativo de O Reino do Amanhã.

31 de agosto de 2008 às 10h23
  Furtado

@Marcello

a warner já tá fazendo a animação do reino do amanhã
vai sair depois da animação da mulher maravilha

31 de agosto de 2008 às 10h25
  Magrones

Superman Dark? Darkseid resolve (o único cara que aguenta o tranco no Universo DC).

31 de agosto de 2008 às 13h59
  turismologo

Simples Superman x lobo!! precisa dizer mais????

31 de agosto de 2008 às 16h19
  Persephone_101

Me desculpem os fãs do Azulão, mas Superman virou last week…
Hoje se morrem 1 milhão de pessoas (exagerando mesmo) poucos se importam e um reboot da franquia do Azulão em nada mudaria isso, ainda mais depois do estrondo que foi “The Dark Knight” muito mais “apropriado” p/ conjuntura atual.

Mas se for p/ escolher alguma opinião, sem dúvida estou com o “Kevão” e o Loeb!!

31 de agosto de 2008 às 16h27
  Bataja

Me corrijam se eu estiver errado.
Não lembro de nenhuma série/saga importante do Super em que ele teve dúvidas do que fazer. Ele simplesmente faz e pronto. Totalmente altruísta.
Mostrar um clima dark? Já não é exagero?
Basta um vilão complexo o suficiente para dar trabalho ao Super. Aí sim provavelmente o filme seria sério. Mas dark?

31 de agosto de 2008 às 17h09
  DiogoNT

Um filão mais “dark” até tudo bem mas o Super “dark” não tem nada a ver!
Se for pensar assim, tds os filmes da Dc/Warner daqui pra frente tem q ser assim então. A Maravilhosa, o Flash, o Lanterna e assim por diante! Não tem cabimento isso e além de cair no “lugar comum” e fazer com q as pessoas se desinteressem do(s) filme(s)!

31 de agosto de 2008 às 17h28
  Alex Müller

Eles deviam colocar o Dark Side na historia, da muito mais pano pra manga do que tentarem moldar o biotipo dum personagem como o azulão, mas putz, cade os roteiristas nerds que conhcem a historia ? hehe ta faltando isso, seria fodão um filme com o dark side :D

1 de setembro de 2008 às 9h41
  Dudu Colares

Podia ter mais conflitos internos do personagem, mais ou menos como o Sentinela. Acho q a cidade deve ter um clima mais sombrio sim. De que adianta o herói mais poderoso do planeta nu lugar que já é uma utopia?

1 de setembro de 2008 às 10h14
  *Juuuuuuuuuuuuú*

Se o Brandon Routh ficar, podem até fazer “Superman e os Ursinhos Carinhosos contra Xuxa no Mundo da Imaginação” que não tô nem aí! XD

Hahaha, zoa e zoa. Mas falando sério acho legal alguns pontos da proposta, trazer um caráter mais sério ao filme, circunstâncias mais pesadas e obscuras, mas é bem na cara que não dá pra mudar a imagem do Kryptboy, ele é escoteiro e continuará assim, não dá pra mudar tudo. Se pelo menos tirassem aquele birote (cabelinho bizarro) da testa do super já ia dar uma boa adiantada na coisa toda. =D

Quer ver o supinho meio negro, leia “a foice e o martelo”, boa minisérie em que ele dá uma de ditador e o batman toca o terror (literalmente)! \o/

1 de setembro de 2008 às 11h31
  Darth Cesar

Esses caras da Warner não estão nem aí pro Super, eles querem é ganhar mais $$ (é claro que isso é normal) mas em se tratando de um personagem tão icônico, deveriam pensar melhor, esse negócio de dark ja esta começando a encher o saco, tomara que esse mal não chegue a Marvel.
Eu gostaria de saber o que o Bryan Singer acha disso tudo… e também quais seriam as suas idéias para uma continuação do SR.

2 de setembro de 2008 às 8h45
  Uelbasman

Eu até gostei do Superman Returns mas o filme podia ser bem melhor. Se tivessem feito o Lex Luthor como industrial corrupto do mal (como na série animada) ao invés de genio maluco o filme poderia ter sido foda. Tipo, o Super some cinco anos e nesse meio tempo o Luthor limpa o seu nome, usa sua mega-inteligência pra erguer a Lexcorp e se tornar o mais poderoso empresário de Metrópolis, com todo mundo acreditando que ele se regenorou e agora trabalha pelo desenvolvimento da cidade. Mas por baixo dos panos ele continua o maior canalha, sempre armando alguma, corrompendo as autoridades da cidade e eliminado quem se meta em seu caminho. Seria interessante ver o Super lidar com isso, ele convicto de que o Luthor não presta e o resto da cidade achando exatamente o contrário. Seria bem melhor que o lance de erguer um continente de kryptonita e virar um ‘corretor imobiliário do mal’ que foi explorado no filme.

3 de setembro de 2008 às 10h44
  dmd

Nem o filme do Homem de Ferro e nem o do Hulk tinham um tom dark e ambos foram perfeitos. Não foi esse o problema do filme do escoteiro. O problema foi a escolha dos atores e o roteiro fraquíssimo. Dar um tom dark é descaracterizar o personagem. É partir pra a apelação hollywoodiana.

12 de setembro de 2008 às 13h40
  DENIS

acho que não seria ma ideia colocar um superman dark desde que isso so fosse uma fase na vida dele olha smallville o clark so mandava bem desinibido sem pensar nas consequências quando era kal-el influenciado pela kryptonita vermelha, ele normal deixava as advertências de jor-el de lado e se focar nos principios eticos e por pouco o mundo não foi destruido meia duzia de vezes por ser mais humano em acreditar na bondade, e que as pessoas podiam mudar . olha ele dark sem pensar vai ser fodão e vai tira a pose de semideus bom moço que ele é !

30 de agosto de 2009 às 12h45
Deixe o seu comentário!
Mas, por favor, que seja útil! =D

ANTES DE POSTAR, LEIA COM ATENÇÃO!
Comentários que contenham palavrões gratuitos ou desnecessários, ofensas, textos totalmente em caixa-alta, miguxês e/ou comentários que não tenham relação com o assunto tratado no post (off-topic) podem ser deletados sem nenhum aviso e o autor proibido de postar outros comentários. Bom-senso e educação às vezes fazem bem.

Lembre-se: este não é um espaço democrático, com liberdade total de expressão. É apenas um espaço para que se discuta sobre o assunto tratado no post -- não sobre o site em geral, quem, onde, quando, por que escreveu e etcetera. Quer falar alguma outra coisa, tem alguma dúvida? Leia o nosso FAQ ou mande um e-mail e não atrapalhe a galera! =]

Os campos com * são obrigatórios, mas seu e-mail não será mostrado, pode ficar tranqüilo.

Se quiser um avatar, click aqui!

Nome
*

E-Mail
*

Site, blog, whatever

Comentário

Livros & HQs JudãoTV! Televisão Games FAQ Judão BLOGS! Tchananã Música Cinema

E-Mail Publicidade Quem somos