|
|
sábado, 5 de abril de 2008 88FM: A imprensa musical e o fenômeno Mallu MagalhãesQuem? Cuma? Jogô onde?
|
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
|
|
Thiago "El Cid" Cardim |

Caros leitores judônicos, vocês devem se lembrar claramente quando, em uma das minhas colunas, eu disseque parte da imprensa especializada em música do Brasil tem uma tendência a replicar um péssimo hábito de seus colegas de profissão láááá da Terra da Rainha, elegendo semanalmente uma banda e/ou artista ao status de “sensacional-monumental-revolucionária-fantástica”. É sempre hora de descobrir os novos Ramones o próximo Bob Dylan ou os sucessores do Nirvana. E tomem notinhas, matérias, entrevistas, resenhas, artigos e toda a sorte de material a respeito deste coitado deste sujeito, cujos ombros passam a carregar uma imensa responsabilidade que vai muito além do simples fato de “fazer música” — que, creio eu, é o que o caboclo quer da vida, afinal de contas. Músicos de verdade querem fazer música em primeiro lugar, e não ser erguidos ao status de ídolos. Primeiro vem a música, depois a fama. Fama apenas pela fama é coisa passageira.
Pois bem, queridos. Devaneios à parte, o fenômeno pode ser claramente visualizado na verdadeira febre midiática tupiniquim que agora atende pelo nome de Mallu Magalhães. Não conhece? Estamos aqui para isso. Dá uma entrada no MySpace da garota. Então. Ela é uma jovem paulistana de 15 anos que sempre gostou de música, coisa e tal. Ela escreve, toca e canta, os pais sempre deram o maior apoio. Mas, ao invés de bobagens que outras meninas de sua idade gostariam de ouvir como Avril “Eu Odiava a Britney Spears e Agora Virei Uma Vadia Como Ela” Lavigne e a insuportável Rihanna (ARGH!), Mallu prefere um folk-rock mais indie, numa levadinha simpática de violão acústico, a la Belle and Sebastian. A menina também é fã declarada do clone do Zé Bonitinho (ou seria do Vincent Price?) Bob Dylan. E também do country-maldito de Johnny Cash. Inusitado, eu diria. E acho que foi o mesmo que pensou o colega Lúcio Ribeiro, jornalista e blogueiro do Popload, quando viu Mallu Magalhães soltando a voz num concurso musical estudantil, entre tantos clones emos do CPM 22 e do NXZero. Ele falou sobre ela em sua coluna semanal. E abriu uma caixa de pandora que não parece ter fim.
Há cerca de dois meses, ela está em todos os noticiários especializados possíveis e imaginários: na Folha de São Paulo, na Capricho, na Rolling Stone, dando entrevista para o Jô Soares, se apresentando no Altas Horas, fazendo intermináveis chamadas promocionais para a MTV. Seu telefone não pára de tocar, ela já tem uma série de apresentações agendadas e até foi alvo de comentários fora do país. Uma loucura. E também um processo potencialmente perigoso para uma garota que, repito, tem apenas 15 anos. As pessoas parecem não atentar para este fato. Pensam: “Puxa, que legal, tanto talento e ela só tem 15 anos”. Eu, por outro lado, só consigo pensar: “Puxa, tanta atenção e ela só tem 15 anos”. Calma aí, meu povo. Vamos dar um freio nesta história. A bola de neve ficou maior do que ela mesma pode suportar.
Preciso deixar claro que, como pauta para um jornalista inteligente e escolado como o Lúcio, a Mallu era realmente ideal e inevitável. Bingo. Mas devo dizer que sou contra a verdadeira manada de fãs que seguem tudo que ele escreve e/ou recomenda de maneira quase religiosa, transformando a Mallu e qualquer outra cantor/cantor/grupo em tendência obrigatória. Sinceramente, acho que nem ele, o próprio autor, deve ficar satisfeito ao ser colocado num pedestal e ter aos seus pés um monte de seguidores que mal sabem formular suas próprias opiniões, um grupinho de ovelhas indies. A idéia dele, assim como a minha por aqui, é provocar, instigar, fazer leitores, ouvintes e espectadores digerirem a informação cada um de sua própria maneira. Não é errado ouvir o som da Mallu Magalhães e dizer: “cara, eu não gosto disso”. Você não vai ser menos cool ou menos hype por causa disso.
Mas não. O Lúcio falou, então a Mallu é sensacional. Vou colocar no meu blog, jogar no meu Orkut, adicionar no meu MySpace. Ela vai ser o novo Cansei de Ser Sexy. Afe.
Ponto número 1: não, não acho que a menina é uma porcaria (como acho o CSS, só para constar). As músicas são simpáticas, ensolaradas, divertidinhas até. Ela conta com uma espontaneidade infantil e com uma voz descompromissada que chega a contagiar. Mas peralá. Colocar a Mallu no mesmo balaio de gato do anti-folk de uma Regina Spektor ou da Cat Power é de um exagero monstruoso.
Mallu ainda está muito, mas muito crua. Não tem metade do estilo ou da sofisticação das anteriores. Ainda está começando, se desenvolvendo, encontrando seu caminho. Tem muito a aprender, muito pela frente. Não dá para dizer se ela vai se tornar uma nova Cat Power. Pode até ser. Mas rotular a pessoinha desta forma pode até prejudicar seu próprio desenvolvimento artístico, forçando-a a carregar um fardo pesado demais para alguém tão jovem. Basta ver as entrevistas que ela tem concedido: ela bem que pode gostar de Dylan e Cash, parabéns, mas ainda fala com aquela simplicidade quase irritante da geração MSN, mesclada com uma timidez praticamente monossilábica. Ou seja: ela fala pouco e fala mal. Mas não é culpa dela. Afinal, ela precisa dar tantas entrevistas assim? Como diria o elevador do Pica-Pau: esta viagem é realmente necessária?
O ponto número 2 é justamente sobre isso, e me leva a crer que tamanha superexposição é perigosa porque pode ter justamente o efeito inverso. Quem acompanha regularmente o mundo da música pode não agüentar mais ouvir falar de Mallu Magalhães para cá, Mallu Magalhães para lá, Mallu Magalhães no banheiro e na cozinha. Eu mesmo já começo a me irritar com tantas manchetes repetidas e óbvias, dizendo as mesmas coisas e replicando os mesmos comentários primordiais que o Lúcio fez quando garimpou a adolescente de seu recanto virtual. Como pai que sou, espero de coração que o casal Magalhães tenha consciência de tudo que está acontecendo ao redor da Mallu e estejam 100% presentes ao seu lado, esclarecendo o que é e o que não é. Para que as coisas não subam à cabeça, para que ela mantenha os pés no chão e continue calcada na realidade. Não são poucos os casos de popstars teenagers que, desacostumados com este reluzente mundo novo debaixo dos holofotes, acabaram seguindo caminhos nada recomendáveis…
Deixem a garota crescer primeiro. Depois vocês decidem se ela vai ser musa do underground ou não.
|
|
Macaco Rato Super exposição é sempre prejudicial… e quem viu a personalidade dessa menina percebe o quão não a vontade ela fica nos holofotes… ma$$$$ fazer o que.. 5 de abril de 2008 às 15h26
|
|
|
|
Zebode Pow,ouvi as músicas da guria faz algum tempo. Bem antes de serginho, jo, etc. Achei bacaninha, principalmente pelas influências. Se dessem tempo pra ela maturar, poderia vingar algo bem bom dali. 5 de abril de 2008 às 15h45
|
|
|
|
marcos a mallu é legal, boa a descoberta dela nova, porque dá pra acompanha-la desde o início, agora, o lúcio ribeiro é um idiota ele é o homem nme, só fala de banda da semana, é o homem hype. já perdeu a credibilidade, pelo menos comigo, sendo que nunca teve. porém, agora colocar ela junto de cat power, bob dylan, é demais. é esperar ela crescer e ver se continua a qualidade e se ela sobe. 5 de abril de 2008 às 16h04
|
|
|
|
Felix Legal..eu gosto das mesmas bandas…cade os meus quinze minutos de fama? 5 de abril de 2008 às 16h05
|
|
|
|
Vinícios Duarte Eu fui num show dela aqui em Sampa. Super bacana! =D 5 de abril de 2008 às 16h05
|
|
|
|
opivm Parei na linha que cita Lúcio Ribeiro… 5 de abril de 2008 às 16h26
|
|
|
|
Filyppe Ela é descolada e juvenil. Mas acho que a personalidade dela é meio fake, saca?! Acho que ela faz fake de bobinha. ^.~ 5 de abril de 2008 às 16h37
|
|
|
|
Laura eh, muito nova mesmo 5 de abril de 2008 às 16h51
|
|
|
|
Rastaban thiago… sinto muito… mas o fato de vc ser um ninguem so mostra o quanto vc eh invejoso 5 de abril de 2008 às 17h34
|
|
|
|
MacacoRato leitor da capricho detected… O cara tem a vida dele muito mais arranjada que srta Mallu, tem um filha q deve ter tua idade…vai invejar ela pq neném? 5 de abril de 2008 às 18h06
|
|
|
|
RICARDO Primeira vez tenho que concordar com oq leio nessa coluna. Nunca tinha ouvido falar da tal guria, e vi ela no Jo segunda feira e quase tive um ataque de nervos de tanta raiva, o guriazinha chata e esquisita. Ela tem talento sim, mas como vc disse, ela ainda tem muito oq crescer. Sem estar cantando a guria é simplismente insuportavel! E to com vc, CSS nao presta, odeio ver essa porcaria crescendo no exterior e queimando o filme do cenario musical brasileiro… 5 de abril de 2008 às 18h06
|
|
|
|
Fabricio El Cid, vai ouvir metal, vai… 5 de abril de 2008 às 18h36
|
|
|
|
Monsieur Green Por que diabos agora tem essa modinha de ficar descobrindo o/a artista descolado da semana? Que pressa toda é essa? Isso chega a ser o reverso do jabá, só que nesse caso não temos dinheiro, mas sim todo o hype que se criou em torno do que é indie. Pôxa, nem tudo que é indie é bom, e nem tudo que é mainstream é ruim. Nos dois casos, as pessoas têm de ter mais opinião própria e não ficar amarradas à opinião de certos críticos. 5 de abril de 2008 às 19h34
|
|
|
|
Rastaban MacacoRato… nao vou discutir sua relaçao com El Cid… mas a menina é um genio e isso eh fato, compoe toca e canta muito bem… ja o seu amor tem o talento pra escrever besteira com alto teor de inveja, pois assim vem idiotas como a gente postar e fazer ele aparecer… 5 de abril de 2008 às 19h43
|
|
|
|
mooglez A FOTO É DO TATU! 5 de abril de 2008 às 19h52
|
|
|
|
Faon Bom, como ultimamente não to assistindo muito televisão e entrando muito pouco na internê não tinha ouvido falar da Malu Magalhães, mas ontem uma amiga me mandou várias músicas dela e um monte de link do youtube sobre ela que fiquei assustado! Ela falou q ela conseguiu fama na internê e que ela era a nova seiláoq… ANYWAY, gostei das músicas dela, são boinhas… MAS PUTA QUE PARIU não consegui assistir uma entrevista dela… que voz irritante! 5 de abril de 2008 às 19h56
|
|
|
|
opivm Tão fake quanto esse pessoal Popscene/Indie da vida… 5 de abril de 2008 às 19h57
|
|
|
|
MacacoRato GÊNIO. huahuahua. 5 de abril de 2008 às 20h05
|
|
|
|
BvOcXs GÊNIO. huahuahua. Como El Cid disse, quem sabe daqui um tempo pode sair alguma coisa boa dela, porque por enquanto ela não tá correspondendo a metade do hype que tão colocando em cima dela. 5 de abril de 2008 às 20h41
|
|
|
|
Monsieur Green Ai meu Deus, não se pode fazer uma crítica que é inveja, é? É um fato que a imprensa especializada em música está sempre procurando a grande novidade musical da semana. E é um fato que não faz bem pra uma pessoa de 15 anos receber essa atenção toda. Alguém duvida que logo ela é esquecida em nome da próxima grande novidade? 5 de abril de 2008 às 22h09
|
|
|
|
QUEIROZ Que ela é fofa, ninguém pode negar. Quanto a timidez e desprendimento, o ídolo dela, O Bob, era uma m#rd@ tb dando entrevista no começo de carreira. Só quando ele virou Rock n Roll, ficou assaz, dando só chinelada na imprensa. Mas, voltando, eu penso que tem tanta gente pretensiosa por aí que só faz cover em programa de auditório e se acha, que Mallu acaba sendo um alento. E entre ouvir a palavra Dengue e ouvir Mallu, fico com a segunda. 5 de abril de 2008 às 22h28
|
|
|
|
QUEIROZ E outra, não é filha de sertanejo. Falei. He,He. 5 de abril de 2008 às 22h33
|
|
|
|
Carlão Eu to rindo ainda da citação do elevador do Pica-Pau hahahahaahahaha Muito foda. Agora, o outro ali falar que a guria é um gênio…Ela compôs alguma sinfonia?Fez um disco conceitual aclamado pela crítica?Já deixou as fãs peitudas mostrarem as tufas no palco?Então voltemos com a programação normal. 5 de abril de 2008 às 22h36
|
|
|
|
cerbero qual o problema em se gostar da Rihanna?? 6 de abril de 2008 às 0h55
|
|
|
|
Alexandre Pit Lúcio Ribeiro é um filho da puta! Mallu, é uma garota cheia de talento! Tem um certo carisma… e influências musicais além da sua idade! Uma garota de 15 anos fazer um som como ela faz é coisa rara. E só! Vamos deixá-la amadurecer! É O QUE EU TENHO A DIZER! 6 de abril de 2008 às 2h34
|
|
|
|
Bene Vamos lá : “mas ainda fala com aquela simplicidade quase irritante da geração MSN, mesclada com uma timidez praticamente monossilábica. Ou seja: ela fala pouco e fala mal.” 6 de abril de 2008 às 3h04
|
|
|
|
Luiz Nery Gostaria de tecer um comentário musical… http://letras.terra.com.br/titas/40320/ “A melhor banda de todos os tempos da última semana Se nao se levar pelo hype ela pode render alguma coisa de bom pro cenario musical brasileiro… mas do jeito que está…. DIFÍCIL 6 de abril de 2008 às 3h20
|
|
|
|
Vito Ja odeio Mallu Magalhaes – como assunto e hype – e qualquer um que fique a endeusando. Quanto a superexposicao aos 15 anos, quem sabe nao teremos em breve a Britney Spears brasileira? 6 de abril de 2008 às 9h42
|
|
|
|
Edu Rodrigues Não conhecia ela até assistir a entrevista no Programa do Jô. Obs: odeio o CSS e até Mallu Magalhães coloca eles no chinelo (eita bandinha ruim). 6 de abril de 2008 às 11h55
|
|
|
|
Tostines Se ela fizer metade do sucesso do CSS já estará bom demais para ela. 6 de abril de 2008 às 15h37
|
|
|
|
Jik Musicalmente é um exagero, ela não é tudo isso, ao menos não ainda. Mas a garota tem um puta carisma, ele conquista o público fácil e parece não ter que se esforçar nada p/ isso. Tomara que o potencial dela se desenvolva. 6 de abril de 2008 às 19h53
|
|
|
|
Buzzcock Não é por nada não, mas dizer tudo isso é pura ingenuidade. Se ela quisesse realmente isso (se é que realmente sabemos o que ela quer – se desenvolver como artista musical), ela não teria pra começo de conversa, feito um perfil no MySpace e colocado as musicas dela on-line. Na idade dela e ainda nesse mundo informatizado, ela com certeza já sabe o que acabaria acontecendo. No máximo, é apenas uma garota que não se acha atraente e que faz isso pra conseguir atenção e ser notada. 6 de abril de 2008 às 20h01
|
|
|
|
Raul Bernardelli Daqui algum tempo se alguém falar Mallu Magalhães, vão perguntar “QUEM!?” 6 de abril de 2008 às 20h38
|
|
|
|
Filipe_Tremere GÊNIO. huahuahua. @Rastaban Gênio, cara, por quê? Eu ouvi o som dela, é interessante para os ouvidos indies. Mas algo tem que ser dito: Ela só é esse hype todo porque é novinha. E o povo quando ver alguém novo fazendo algo legal já rotula como a salvação do(a) *insira qualquer coisa aqui* Uma coisa que eu odeio é quando a galera vê gente tocando “Indie”, diz que o cara é despretensioso e etc… Como disse um cara do Oasis: “Despretensiosos um ova!” E CSS, pra quem gosta de música “de video games Atari” é até divertido. 6 de abril de 2008 às 23h26
|
|
|
|
Rastaban cara eu digo pela idade dela… pelas musicas que tem uma sonoridade legal… nao sou fã desse tipo de musica mas essas realmente sao interessantes… ela tem muita vida pela frente e acho q ela é realmente genial, desculpa ae mas eh apenas uma opiniao. 6 de abril de 2008 às 23h54
|
|
|
|
Wagner Brito El Cid, concordo com você. Já vi tantos “novos revolucionários musicais” sumirem que sempre vejo essas novidades com um pé atrás. Principalmente quando a novidade é alardeada tal qual tem sido com a Mallu Magalhães. 7 de abril de 2008 às 1h03
|
|
|
|
B_O_BB_y quem é essa menina??? eu a vi no jô voz chata, nem esperei ela cantar. 7 de abril de 2008 às 9h13
|
|
|
|
Thiago Cardim @Rastaban: uau, hein? Eu nem falei mal da menina e você já se mordeu e disse que estou com inveja! Imagine se a coluna fosse sobre o Cansei de Ser Sexy! E olha que eu até gostava do Adriano Cintra no Butchers! Como diria o Biquini Cavadão: “eu sou do povo, eu sou um ZÉ NINGUÉM. Aqui embaixo, as leis são diferentes!” 7 de abril de 2008 às 9h36
|
|
|
|
Buzzcock Só uma coisa eu digo: querem ouvir composição de verdade? Escutem musica erudita classica. Pelo menos essa ninguém taxava de ‘novo isso’, ‘novo aquilo’. Não rotulavam e muito menos falavam que compositor tal era a salvação de determinado estilo. Os compositores criavam realmente algo, diferente das musicas que vemos hoje em dia. 7 de abril de 2008 às 12h51
|
|
|
|
Daniela O que eu acho um saco não só na Mallu como na cena indie em si é isso de banda surgida na internet, e pá e tal, somos todos alternas, despretensiosos e adoramos Bob Dylan. Fala sério, são todos iguais. Talvez por isso não fiquem, não têm identidade, não geram expectativa. Mallu vai surgir e sumir, como todas as porcarias indies que têm surgido e sumido. E viva o bom e velho Roquenrou. Ela gostar do Dylan e do Cash não diz nada além de bom gosto (dela ou dois pais, vai saber). E por favor, não comparem Mallu com Dylan porque ela não sabe falar. Eu sabia falar aos quinze e conheço milhares de pessoas que também o sabiam. Dylan é mito, não precisa falar *%#&@ nenhuma. Ok? 7 de abril de 2008 às 17h02
|
|
|
|
Jik Peguem leve com a menina, caras, se existe um erro nessa história toda, o erro não é dela. A menina tá só fazendo a música dela e aproveitando as oportunidades, falem mal do sistema(todo mundo adora falar mal dele mesmo), mas não da menina. 8 de abril de 2008 às 7h04
|
|
|
|
MacacoRato Jik falou a verdade. a menina não tem o poder de dizer “ei..so quero tocar minha viola…não quero ir no jo,groisman, fantastico”… os pais tão $vendo$ a oportunidade aparecer e tão mandando a pobre pra tudo q é canto 9 de abril de 2008 às 16h44
|
|
|
|
Leandro Ela tem é um ótimo empresário! Isso, sim! 10 de abril de 2008 às 18h25
|
|
|
|
Daniela @MacacoRato Claro que tem, ué! Ela não tem três anos e tá em fase de adestramento, tem 15 e pode perfeitamente dizer o que quer ou não fazer. Concordo que ela tem que mostrar o trabalho dela e tudo e tal. Mas a crítica do Cid não foi em cima dela, e sim da imprensa que a transformou num fenômeno musical do dia pra noite. E como ela vai ser fenômeno se, segundo você, ela nem tem direito de ir e vir? Não faz sentido. 10 de abril de 2008 às 20h33
|
|
|
|
Léo Matérias pagas 13 de abril de 2008 às 19h00
|
|
|
|
FERNANDO tinha tudo pra ser mais uma menina mimada de sp, mas não, tá produzindo música de qualidade(no brasil).. bem melhor do que ficar falando merda pela internet 14 de abril de 2008 às 0h28
|
|
|
|
Ricardo Santos Concordo contigo, El Cid. Sabe qual é o problema? A menina realmente tem talento, é uma agulha no palheiro da mediocridade adolescente de hoje e uma pedra a lapidar. Se eu tivesse uma filha adolescente, e ela gostasse de NXzero e afins ficaria muito chateado. Ficaria feliz se ela gostasse de Black Metal, mas isso seria meio impossível, filhos não acompanham os gostos dos pais na maioria das vezes. Então, uma filha que cantasse Dylan, Guthrie e Cash já estaria de ótimo tamanho, seria o orgulho do papai. Mas o hype, a síndrome NME dos jornalistas pode pôr tudo, absolutamente tudo a perder. Creio que o LR, esperto que só ele, fez o que tinha que fazer, eu faria a mesma coisa se pudesse. Agora, o problema é com aqueles que seguem tudo o que o LR fala. Já pensou, se depois de um tempinho, o LR anunciar a nova melhor banda do Sistema Solar e ninguém lembrar mais dessa garota? A frustração que ela e os fãs mais dedicados iriam sentir? Algo parecido aconteceu com o Vanguart, ameaçaram explodir como uma bomba atômica, mas na verdade eram traque de velha. Nada contra os caras, absolutamente. E, com o hipotético sumiço de Mallu Magalhães, imagina se o CSS voltasse a “dominar” o cenário indie de novo? Não, não, pelo amor de Belial, isso não. Prefiro que ela fique exposta na mídia do que ver aqueles patetas metidos a artistas na TV de novo. Sabe, é melhor eu continuar ouvindo Metal, sem hypes, sem nada, apenas algumas tendências mal esclarecidas (o que diabo seriam essas tendências?). Resumindo, a mídia apenas não deveria “overhypar” a garota, para que ela continuasse por mais tempo na cena e construisse uma carreira com bases mais sólidas. Ela é muito novinha, pode oferecer muito mais, quem sabe ela não fica tão sofisticada quanto as próprias Regina Spektor e Cat Power, hein? 20 de abril de 2008 às 11h27
|
|
|
|
Danielle ué,eu tambem tenho 15 anos,também gosto de indie e também sei tocar!então porque raios eu não sou famosa?-.- 17 de outubro de 2008 às 21h57
|
|
|
|
suellen boa crítica. eu fico desapontada porque conheci um montão de artistas pela coluna do lúcio ribeiro, na folha de são paulo… o franz ferdinand, o richard ashcroft… e qto a malu… não acredito que vá vingar. 26 de novembro de 2008 às 23h19
|
|
|
|
Monique Essa Mallu é o produto da vez. A modinha hype, indie, superlegal, salvação dos ouvidos dos wannabe cults. 28 de novembro de 2008 às 14h48
|
|
|
|
Pepeu Chatíssima… mais uma do generozinho “sou-cuidadosamente-descolado-anti-sistema-mas-na-verdade-curto-pracaráleo-isto-tudo.” 4 de dezembro de 2008 às 12h14
|
|
|
|
ana eu, como estudante de música, faço faculdade e realmente estudo música, me sinto ofendida, sabendo que, com tanta gente talentosa por aí, a mídia fica dando ibope pra essa menina irritante! Bem, o jeito é esperar a poeira baixar. Isso não dura muito tempo… 5 de janeiro de 2009 às 1h04
|
|
|
|
Guilherme Ela é muito ruim. 7 de março de 2009 às 23h54
|
|
|
|
ana Nao conheco ninguem com mais de 15 anos, ou que nao assista MTV, que goste dela. O tipo de som dela, indie acustico e ingles, nunca teve mercado no Brasil. A atencao que ela esta recebendo significa que ela tem um padrinho invisivel importante, ou voces acham que um artista aparece no Faustao de graca? Conheci gente da Warner ha uns anos.Um deles me falou que aparecer no Faustao custava cerca de 50000 reais (isso ha cinco anos).Achar que alguem consegue esse espaco so por talento puro e ingenuidade 10 de novembro de 2009 às 12h54
|
Lembre-se: este não é um espaço democrático, com liberdade total de expressão. É apenas um espaço para que se discuta sobre o assunto tratado no post -- não sobre o site em geral, quem, onde, quando, por que escreveu e etcetera. Quer falar alguma outra coisa, tem alguma dúvida? Leia o nosso FAQ ou mande um e-mail e não atrapalhe a galera! =]
Os campos com * são obrigatórios, mas seu e-mail não será mostrado, pode ficar tranqüilo.
Se quiser um avatar, click aqui!